A ausência de justiça, nas suas diversas expressões, não proporciona ambientes seguros e, em última análise, não conduz ao estabelecimento de um clima de paz na sociedade.

Pretende-se que na conferência se apliquem os conceitos, as técnicas e os instrumentos de Gestão e Resolução de Conflitos, sublinhando as capacidades e limitações de cada um deles.
 
A conferência é organizada em torno de painéis temáticos para conflitos nas áreas regionais de África, Grande Médio Oriente e em Outras Áreas Geográficas e para aspetos teóricos da resolução de conflitos e dos estudos da paz. Irá abordar os conflitos violentos e não-violentos mas com potencial desestabilizador, entre e no interior de Estados e nações e, por conseguinte, tratar as questões de poder e os interesses que lhes estão associados. 
 
Os artigos apresentados serão considerados para publicação num de dois formatos: na revista JANUS.NETe-journal of International Relations (bilingue, acesso aberto, SCOPUS) ou num livro publicado pela UAL/OBSERVARE.
 
São aceites comunicações em Português ou Inglês.
 

 
 ORADOR CONVIDADO
 
Parfait Onanga Anyanga MINUSCA 

Parfait Onanga-Anyanga

Representante Especial das Nações Unidas para a República Centro-Africana e Chefe da Missão Multidimensional de Estabilização Integrada das Nações Unidas na República Centro-Africana (MINUSCA).
 

 
Descubra Portugal