O projeto “Gestão e Resolução de Conflitos” é desenvolvido na linha de investigação do OBSERVARE “Estudos de Segurança, da Paz e da Guerra” desde 2015 com o objetivo de desenvolvimento de uma área de trabalho com competências de investigação académica, investigação aplicada para recomendação de políticas e formação pós-graduada na área da gestão e resolução de conflitos.

Na primeira fase, já concluida (Maio de 2015 a Julho de 2017), o projeto foi co-coordenado pelo General Carlos Branco e Prof. Ricardo Sousa. Esta fase teve como objetivo realizar um levantamento do estado da arte do quadro teórico da Gestão e Resolução de Conflitos conduzindo a duas publicações:

• Número temático na revista JANUS.NET, e-journal of International Relations Vol. 7, Nº. 1 (Maio-Outubro 2016) co-editado por Carlos Branco e Ricardo Sousa. Publicado em Português e Inglês. link

• Livro intitulado “Incursões na Teoria da Resolução de Conflitos”. Lisboa: OBSERVARE-UAL, 2017, coeditado por Carlos Branco, Ricardo Sousa e Gilberto Oliveira. Publicado em Português. link

Na segunda fase, iniciada em Agosto de 2018, o projeto é coordenado pelo Prof. Ricardo Sousa. Nesta fase pretende-se aplicar o quadro teórico identificado anteriormente ao estudo de caso concretos. Nesse sentido realizar-se-á em 28 e 29 de Novembro de 2018 uma conferência internacional que culminará com duas publicações em 2019: um número temático da revista JANUS.NET, e-journal of International Relations (SCOPUS) e um livro.