Programa detalhado

O Auditório 1 tem tradução de Inglês para Português e vice-versa. simbolo tradução

29 DE NOVEMBRO

9.00 – Receção dos conferencistas

9.30 – Sessão de abertura – Auditório 1

Presidente da Cooperativa de Ensino Universitário (CEU), António de Lencastre Bernardo
Magnífico Reitor da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL),
José Amado da Silva
Presidente da Direção do OBSERVARE, Luís Moita
Coordenador do projeto de investigação, Ricardo Sousa

9.45 – S. Exa. Secretária de Estado da Defesa Nacional, Ana Santos Pinto

10.00 – Sessão inaugural – Parfait Onanga-Anyanga Representante especial do Secretário-geral para a República Centro Africana e Chefe da Missão de Estabilização Multidimensional Integrada das Nações Unidas na República Centro-Africana (MINUSCA).

11.00 – Café

11.15 - 12.45

PAINEL 1A – AUDITÓRIO 1 – ÁFRICA / MOÇAMBIQUE simbolo tradução
Moderador/Comentador:
Ricardo Sousa
,Professor Auxiliar, Universidade Autónoma de Lisboa/OBSERVARE, Portugal.

- Manuel Barroso Sevillano, Instituto de Estudos Sociais e Económicos (IESE), Moçambique. A Presidência Nyusi e os 'consensos da Gorongosa': um olhar ao processo de diálogo político para a paz em Moçambique (2015-2018?)" (PT)
- Natália Bueno, Kroc Institute for International Peace Studies, University of Notre Dame, EUA. Reconciliação sem raízes: a tentativa fracassada de Moçambique de deixar o passado para trás (EN)
- Rufino Carlos Gujamo
, Instituto Superior de Relações Internacionais, Maputo, Moçambique. A Transição Democrática e a Manutenção da Paz em Moçambique entre 1992 e 2004 (PT)
- Teresa Cravo
, Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra, Portugal. Revisão do "sucesso" da construção da paz em Moçambique (EN)

PAINEL 1B – SALA 90 – ESTUDOS CRÍTICOS SOBRE A PAZ: A CONSTRUÇÃO ESTATAL PÓS-SOVIÉTICA
Moderador/Comentador: Luis Tomé, Professor Associado, Universidade Autónoma de Lisboa/OBSERVARE, Portugal.

- Licínia Simão, Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra, Portugal. Imaginando o Estado: Autoridade, Limites e Contestação no Estado de Construção Pós-Soviético (EN)
- Bernardo Teles Fazendeiro
, Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra, Portugal. Construção do Estado como Receita Para A Violência: Os Casos do Cazaquistão e do Uzbequistão (EN)
- Vanda Amaro Dias, Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra, Portugal. Conflitos Prolongados e Os Limites da Construção do Estado no Espaço Pós-Soviético: o Caso da Moldávia (EN)
- Maria Raquel Freire, Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra, Portugal. Construção do Estado na Rússia Pós-Comunista (EN)

12.45 – Almoço

14.00 - 15.30

PAINEL 2A – AUDITÓRIO 1 – GESTÃO DE CONFLITOS LOCAIS simbolo tradução
Moderador / Relator: Gilberto Oliveira, Professor Adjunto, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

- Anthony Oyo, CYN UK Ltd, Worthing, Reino Unido. Um lugar para a Compaixão na Mediação? (EN)
Nikos Pasamitros
, Panteion University of Athens, Grécia. A capacidade de influenciar a diplomacia não oficial nos estereótipos intercomunitários: atividade de ONGs e ONGs em Chipre (EN)
- Vadim Romashov
, Nuriyya Guliyeva, Tatia Kalatozishvili e Lana Kokaia, Tampere Peace Research Institute [TAPRI], Faculty of Social Sciences, University of Tampere, Finlândia. Uma Agenda de Paz Comunitária para o Sul do Cáucaso: Apoiando as Práticas Quotidianas de Paz (EN)
-
Justin Sheria Nfundiko, Centre for Research on Peace and Development at KU Leuven, Bélgica. Ensinar a Paz: O Impacto do Programa de Formação de Professores no Processo de Consolidação da Paz no Leste da República Democrática do Congo (EN)
Carla Prado
, Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra, Portugal. Justiça Transicional no Médio Oriente: das Oportunidades Perdidas à Exceção Tunisina (EN)

PAINEL 2B – SALA 90 – ESTUDOS CRÍTICOS SOBRE A PAZ: REFORMULAÇÃO DOS ESTUDOS DE PAZ E SEGURANÇA
Moderador / Comentador: Teresa Cravo
, Professora Auxiliar, Universidade de Coimbra, Portugal.

- António Leitão, Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra, Portugal. Especialização e Intervencionismo Liberal: uma Abordagem de Poder / Conhecimento (EN)
- Roberta Holanda Maschietto
, Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra, Portugal. Abrindo a “caixa preta”: traçando subjetividades de paz, violência e poder na construção da paz. (EN).
- Mauricio Vieira
, Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra, Portugal. A Construção da Paz Projetada Apenas para Países Pós-Conflito? O caso da Arquitetura da ONU para a Construção da Paz Desde o Início até às Suas Revisões (EN)
-
Ludovico Alcorta, Radboud University, Países Baixos. O "Lado Negro" do Capital Social: Capital Social e Violência (EN)
- Nik Hynek, Metropolitan University in Prague & Charles University. Uma Anatomia do Revisionismo da Segurança: Operacionalização através da Análise do Dilema (EN)

15.30 – Café

15.45 - 17h15

PAINEL 3A – AUDITÓRIO 1 – CAUSAS DO CONFLITO E A CONSTRUÇÃO DA PAZ simbolo tradução
Moderador / Comentador: Teresa Cravo
, Professora Auxiliar, Universidade de Coimbra, Portugal.

- Ludovico Alcorta, Radboud University, Países Baixos. A formação da percepção de reclamações coletivas. (EN)
-
Maria do Céu Pinto Arena, Universidade do Minho, Portugal. A contribuição do peacebuilding nas transições pós-conflito. (PT)
-
Maureen Walschot, Center for International Crisis and Conflict Studies e Université catholique de Louvain (UCL), Bélgica. Construção da Paz e Resolução de Conflitos: a Dessalinização como Estratégia Alternativa? (EN)
-
Sofia José Santos, Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra, Portugal. Intervenção dos média da paz e a Colonialidade do Poder (EN)

PAINEL 3B – SALA 90 – ESTUDOS CRÍTICOS SOBRE A PAZ: A UNIÃO EUROPEIA COMO ATOR GLOBAL
Moderador / Comentador: Carlos Gaspar
, Professor Associado, Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

- Paulo Ramos e Alena Vieira, Centro de Investigação em Ciência Política (CICP) Departamento de Relações Internacionais e Administração Pública, Escola de Economia e Gestão-Universidade do Minho, Braga, Portugal. União Europeia, Rússia e o caso do MH17: uma análise das narrativas estratégicas (2014-2018) (PT)
- Daniela Nascimento, Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra, Portugal. Assegurar a Paz Através da Ação Humanitária: Uma Análise da Capacidade da UE para Responder a Emergências Complexas (EN)
- Sandra Dias Fernandes, Centro de Investigação em Ciência Política, Universidade do Minho, Portugal. Periferia e inclusão na comunidade de segurança imaginada europeia: o papel da construção digital do Estado na Estônia (EN)

30 DE NOVEMBRO

9.30-11.00

PAINEL 4A – AUDITÓRIO 1 – DINÂMICAS DE CONFLITO EM AFRICA I simbolo tradução
Moderador / Comentador:
Alexandra Magnólia Dias, Professora Auxiliar, Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

- João Garrido Conduto, Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL), Portugal. Mudanças inconstitucionais de governo na África do século XXI: atores, instrumentos e respostas no golpe de estado do Madagáscar (PT)
-
Maria Sousa Galito, Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Sahel e Magreb – Norte de África, uma Região em Convulsão (PT)
-
Bruno Reynaud de Sousa, Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Escola de Direito da Universidade do Minho, Portugal. “A problemática dos ‘Estados falhados’: que relevância para a Gestão e Resolução de Conflitos na ordem internacional contemporânea?” (PT)
-
Alexandra Magnólia Dias, Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL), Portugal. O Padrão de Poder do Corno de África: Continuidade e Mudanças na região e além (1998-2018) (EN)

PAINEL 4B – SALA 90 – ESTUDOS DE CASO: AMÉRICA-LATINA, EUROPA E MÉDIO-ORIENTE
Moderador / Comentador: Gilberto Oliveira, Professor Adjunto Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

- Ana Maura Tomesani, Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI-USP), Brasil. Cooperação Internacional para o Desenvolvimento e Reforma do Setor de Segurança no Brasil (PT)
- Henrique Alves Garcia, Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL), Portugal. Os atores externos e regionais. O conflito sírio e os limites e as (im)possibilidades da (re)construção de uma paz inclusiva (PT)
- Jovana Ranito
, Universidade do Porto, Portugal. Conjuntos de Segurança Global, qual o caminho a seguir? (EN)

11.00 – Café

11.15 - 12.45

PAINEL 5A – AUDITÓRIO 1 – DINÂMICAS DE CONFLITO EM ÁFRICA II simbolo tradução
Moderador / Comentador:
Ricardo Sousa, Professor Auxiliar Universidade Autónoma de Lisboa/OBSERVARE, Portugal.

- Gustavo Furini, Universidade Autónoma de Lisboa/OBSERVARE, Portugal. A influência das alterações climáticas no conflito comunal entre agricultores e pastores na Nigéria (PT)
-
Pedro Carvalho Goncalves, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas /UL, Portugal. Segurança Marítima no Golfo da Guiné: A importância da cooperação luso-santomense na edificação de um gateway securitário regional securitário na região através da cooperação luso-santomense (PT)
Jara Cuadrad, Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED), Espanha. Oportunidades da Prevenção de Conflitos. Lições da CEDEAO (EN)

PAINEL 5B – SALA 90 – MÉDIO ORIENTE
Moderador / Comentador:
Teresa Almeida, Professora Associada, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), Universidade de Lisboa, Portugal.

- Bernhard Trautner, DIE/GDI, Bonn, Alemanha. Reconstrução para a Paz: as Componentes Constituintes do Novo Contrato Social - o Caso do Iraque (EN)
-
Bruno Huberman, Programa San Tiago Dantas (UNESP/UNICAMP/PUC-SP), São Paulo, Brasil. Colonização, segregação e "pacificação" na Palestina: a gestão israelense da vida e dos territórios palestinos em Israel e nos Territórios Palestinos Ocupados (PT)
-
Wojciech Michnik, American University in the Emirates, Dubai. Para Além de um 'Estado de Caos'? - O Papel dos Atores Externos no Conflito no Iémen (EN)
-
Marta Silva, Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra, Portugal. ""Ocupação subcontratada": a privatização da segurança nos Territórios Palestinos Ocupados." (EN)

12.45 – Almoço

14.00 - 15.30

PAINEL 6A – AUDITÓRIO 1 – CONFLITOS EM ESPANHA / ESTUDOS DE GÉNERO simbolo tradução
Moderador / Comentador: Filipe Vasconcelos Romão, Professor Auxiliar, Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal e Sofia José Santos, Professora Auxiliar, Universidade de Coimbra, Portugal

- Jaime Ferri e Manuel Barroso Sevillano, Universidad Complutense de Madrid, Espanha. O fim de ETA: refleções em torno a uma resolução de conflicto atípica? (PT)
- Sergey Khenkin, Moscow State Institute of International Relations, Rússia. É possível resolver o conflito catalão? (PT)
- Sílvia Roque e Rita Santos, Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra, Portugal. Género, Feminismos e Estudos para a Paz (PT)
- Kevin McNicholl e Christine Bell, University of Edinburgh, Reino Unido. Pragmatismo baseado em princípios e o "Projeto de Inclusão": Implementando uma Perspetiva de Gênero em Acordos de Paz (EN)

PAINEL 6B – SALA 90 – A UNIÃO EUROPEIA COMO ATOR GLOBAL
Moderador / Comentador: Luís Nuno Rodrigues, Professor Associado, Centro de Estudos Internacionais (CEI), ISCTE-IUL, Portugal.

- Ana Isabel Xavier, Universidade Autónoma de Lisboa/OBSERVARE, Portugal. A União Europeia Ator de Gestão e Resolução de Conflitos? A RCA como Estudo de Caso (PT)
- Liliana Reis, Universidade da Beira Interior e Instituto Português de Relações Internacionais, Portugal. "O Papel da União Europeia no Kosovo e Bósnia: Provedor de Segurança e Construção do Estado ou Protetorados Esquecidos?" (EN)
- Edward Moxon-Browne, University of Limerick, Irlanda. A União Europeia Como “Peacemaker”: Desafios Futuros (EN)

15.30 – Café 

15.45 - 17.15

PAINEL 7A – AUDITÓRIO 1 – OS DIFERENTES PAPEIS DAS NAÇÕES UNIDAS simbolo tradução
Moderador / Comentador: Patrícia Galvão Teles, Professora Auxiliar, Universidade Autónoma de Lisboa/OBSERVARE, Portugal.

- Mónica  Dias, Francisco Proença Garcia e Raquel Duque, ISCPSI e Instituto de Estudos Políticos – UCP, Portugal. A ONU na resolução de conflitos: o caso de Timor-Leste (PT)
- Maria Francisca Saraiva, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP)/UL, Portugal. Decisão por Consenso e o Papel do Conselho de Segurança das Nações Unidas na Gestão e Resolução de Conflitos (PT)
- Sónia Roque, Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra, Portugal. O papel do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas nos conflitos internos atuais (Apresentação em português)
- Pedro Ponte e Sousa, Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL), IPRI, Portugal. A Política Externa dos Pequenos Estados e Manutenção da Paz: um Casamento Perfeito? Algumas Observações sobre o Caso de Portugal (EN)