A IMPORTÂNCIA DO ESPAÇO LATINO-AMERICANO NA INTERNACIONALIZAÇÃO DAS PMEs PORTUGUESAS


Texto completo PDF | HTML

André Brás-dos-Santos

email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Doutorando em História pela Universidade Autónoma de Lisboa (UAL, Portugal), Mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional e Licenciado em Gestão. Colaborador do Centro de Investigação em Ciências Históricas (CICH) e do Centro de Estudos de História Empresarial (CEHE) da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL). Tem tido uma ligação às PMEs portuguesas e à internacionalização do tecido empresarial português por via profissional e da investigação universitária. Geriu um projeto ligado à “Rede PME Inovação” da COTEC Portugal, esteve presente em várias missões empresariais através da Associação de Jovens Empresários Portugal-China, foi consultor do sector agroindustrial.

 

Joaquim Ramos Silva

email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Professor Catedrático, Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade de Lisboa (Portugal). Doutor em “Analyse et Politique Économiques” pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris. Membro do SOCIUS/CSG – Ciências Sociais e Gestão, um Centro de Investigação FCT. A sua pesquisa tem focado vários tópicos da economia internacional e realizou estudos sobre as economias global, europeia, portuguesa e brasileira com ênfase no processo de internacionalização das empresas e no desenvolvimento e caraterização das relações económicas entre Portugal e o Brasil. Autor de numerosas publicações, onde se destacam capítulos de livros e artigos em revistas com avaliação de pares, sendo de referir, entre outras, as publicadas em Tourism Management, Business Process Management Journal, Journal of Business Economics and Management, Journal of Enterprise Information Management, and WMU Journal of Maritime Affairs.

Resumo


À luz da transformação sofrida na última década pela economia portuguesa, onde a internacionalização das empresas portuguesas através das exportações teve um crescimento considerável, reduzindo a importância da procura interna como a principal variável na contribuição para o PIB, este trabalho aborda o papel das PMEs nesta transformação económica, analisando o caso da sua internacionalização para o espaço latino-americano. O estudo baseia-se numa análise empírica dos dados resultantes de um inquérito realizado em 2014, período em que se começou a tornar clara a evolução referida, tendo sido validadas as respostas de 50 PMEs portuguesas internacionalizadas para a América Latina. Por fim, e com foco nesta investigação, o processo foi correlacionado com as principais teorias de internacionalização, abrindo-se caminho para estudos mais aprofundados e metodologicamente fundamentados sobre esta relação com potencial, mas ainda pouco analisada no âmbito da economia portuguesa.



Palavras chave


PMEs, América Latina, Internacionalização portuguesa, Exportações, IDE



Como citar este artigo


Brás-dos-Santos, André; Silva, Joaquim Ramos (2020). "A importância do espaço latino-americano na internacionaloização das PMEs portuguesas". JANUS.NET e-journal of International Relations, Vol. 11, N.º 1, Maio-Outubro 2020. Consultado [em linha] em data da última consulta,https://doi.org/10.26619/1647-7251.11.1.6



Artigo recebido em 7 de Agosto 2019 e aceite para publicação a 10 de Março de 2020