POLÍTICA EXTERNA, DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS INTERNACIONAIS EM RELAÇÃO À ÁSIA-PACÍFICO: OS CASOS DA ARGENTINA E DO CHILE


Texto completo PDF | HTML

FLORENCIA RUBIOLO

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Investigadora Associada do Conselho Nacional de Investigação Técnica e Científica (CONICET, Argentina). Doutorada em Relações Internacionais (Universidade Nacional de Rosário). Diretora do Programa de Doutoramento em Relações Internacionais e Professora de História das Relações Internacionais na Universidade Católica de Córdoba (UCC).

PAOLA ANDREA BARONI

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Investigadora e Professora da Universidad Siglo 21 (Córdoba, Argentina). Doutorada em Relações Internacionais pela Universidad Nacional de Rosario (Argentina).

 

Resumo


No século XXI, os vínculos entre a América do Sul e a região asiática têm sido mais constantes, e estes vínculos têm tido interpretações distintas de acordo com as consequências que têm tido nas economias nacionais sul-americanas, assim como a sua relação com os atuais processos de integração na região e as diferentes estratégias de inserção económica. Existem diferenças na forma como os países sul-americanos se inserem na Ásia, pelo que o objetivo deste trabalho é analisar as características da política externa e as estratégias de inserção internacional da Argentina e do Chile em relação à China, Sudeste Asiático e à Índia, com destaque para a articulação entre as estruturas económicas e produtivas, os modelos de inserção internacional e algumas implicações económicas. Os estudos de caso selecionados representam dois modelos de desenvolvimento distintos que optaram por estratégias de inserção internacional diferenciadas, que resultaram em relações diversas com a região asiática. A investigação teve por base uma metodologia qualitativa e uma perspetiva teórica sul-americana.



Palavras chave


Região asiática, modelo de desenvolvimento, estratégia de inserção internacional, política externa, América do Sul



Como citar este artigo


Rubiolo, Florencia; Baroni, Paola Andrea (2020). “Política externa, desenvolvimento e estratégias internacionais em relação à Ásia-Pacífico: os casos da Argentina e do Chile”. In Janus.net, e-journal of international relations. Vol. 11, Nº 2 Consultado [online] em data da última consulta, DOI: https://doi.org/10.26619/1647-7251.11.2.5



Artigo recebido em Outubro 14, 2019 e aceite para publicação em Agosto 3, 2020