10

A SEGURANÇA NACIONAL. UMA NOVA ABORDAGEM FACE AO TERRORISMO MARÍTIMO EM ÁFRICA


Texto completo PDF | HTML

Damião Fernandes Capitão Ginga

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Doutor em Ciência Política, especialista em Relações Internacionais e Políticas Públicas Marítimas. Professor Auxiliar convidado no Instituto Superior de Relações Internacionais “Venâncio de Moura”, Luanda (Angola).

 

Resumo


A conceptualização operacional da Segurança Nacional é frequentemente identificada como sendo difusa e cada vez mais abrangente, mormente por na atualidade esta se encontrar relacionada ao contexto geopolítico e aos atores em referência. A análise conceptual aqui apresentada tem como objetivo principal abordar o conceito de Segurança Nacional, fazendo uma correlação com o crescimento do terrorismo marítimo no continente africano em geral, tendo como enfoque particular a sua incidência nas suas regiões, enquadrado pelos debates das relações internacionais. A hipótese central do trabalho é de que a abordagem ao fenómeno do terrorismo marítimo no continente africano deverá ser tratada ao nível de um regime de segurança conjunto entre os Estados africanos. Nesta perspetiva, paralelamente ao enquadramento conceptual surgem como elementos centrais neste ensaio, a abordagem ao papel dos Estados na segurança territorial face ao crescimento das ameaças terroristas no mar em todo continente e a identificação dos principais desafios que se colocam à segurança nacional, nesta região do globo, onde a abordagem securitária conjunta entre os Estados se revelou fundamental, para contrariar a tendência ascendente dos movimentos do terrorismo transnacional.



Palavras chave


Segurança Nacional, Terrorismo marítimo, África, Oceanos



Como citar este artigo


Ginga, Damião Fernandes Capitão (2020). “A Segurança nacional. Uma nova abordagem face ao terrorismo marítimo em África”. In Janus.net, e-journal of international relations. Vol. 11, Nº 2 Consultado [online] em data da última consulta, DOI: https://doi.org/10.26619/1647-7251.11.2.11



Artigo recebido em Maio 14, 2020 e aceite para publicação em Agosto 31, 2020