I CIRCEP logoPT news

 

CHAMADA DE ARTIGO

Prazo para submissão de propostas: 31 Julho 2018

A ausência de justiça, nas suas diversas expressões, não proporciona ambientes seguros e, em última análise, não conduz ao estabelecimento de um clima de paz na sociedade.

Pretende-se que na conferência se apliquem os conceitos, as técnicas e os instrumentos de Gestão e Resolução de Conflitos, sublinhando as capacidades e limitações de cada um deles. A conferência irá abordar os conflitos violentos e não-violentos mas com potencial desestabilizador, entre e no interior de Estados e nações e, por conseguinte, trata as questões de poder e os interesses que lhes estão associados.

Desejamos que as comunicações abordem um largo leque de atividades, desde a prevenção de conflitos até à construção da paz passando pela gestão da violência, reforma do setor de segurança e construção de instituições; em conflitos, tanto intra como inter Estados, qualquer que seja: a sua origem (religiosa, étnica, etc.), o papel dos atores informais e dos atores externos, a importância desses conflitos nas diferentes ordens políticas regionais e os métodos e estratégias adotadas (mediação, uso da força, comissões da verdade, diplomacia de segunda via, etc.) para mitigar divergências. Estamos particularmente interessados em perceber como é que esses diferentes aspetos podem afetar os processos de obtenção e manutenção da paz.

As comunicações poderão abordar tanto questões teóricas e metodológicas como empíricas da resolução de conflitos, estas últimas centradas em estudos de caso.

Temos particular interesse em os estudos de caso: a) serem de conflitos relevantes para o interesse  geoestratégico de Portugal (por exemplo no Norte de África e Sahel), para as regiões onde se inserem, ou com relevância global, b) ilustrarem a utilização dos diferentes conceitos, técnicas e instrumentos de resolução de conflitos, c) ou que abordem o papel das organizações multilaterais com um mandato de segurança.

A conferência é organizada em torno de painéis temáticos para conflitos nas áreas regionais de África, Grande Médio Oriente e em Outras Áreas Geográficas e para aspetos teóricos da resolução de conflitos e dos estudos da paz.

Os artigos apresentados na conferência serão considerados para publicação em um de dois formatos: na revista JANUS.NET, e-journal of International Relations (bilingue, SCOPUS) ou em um livro publicado pela UAL/OBSERVARE.

São aceites comunicações em Português ou Inglês.

As propostas deverão ser enviadas para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e serem compostas de um resumo/abstract até 200/300 palavras e uma descrição biográfica resumida dos/as autores/as onde estejam incluídos a respetiva afiliação, local e País, bem como do(s) e-mail(s) de contacto.

 

logo OBSERVARE   logo ual    logo FCT   logo InstitutoCamoes

 


 

Curso IDN UAL

 

Pdf com informação detalhada aqui. Candidaturas aqui.

 


 

CIÊNCIA 2018

 

O OBSERVARE vai estar representado no Ciência 2018 que se realiza no Centro de Congressos de Lisboa, com três projetos, nomeadamente:

 

3 JUL | 11:30 - Sala E
> Tema - 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis
ARTE E CULTURA NA GERAÇÃO DE COMUNIDADES PARTICIPATIVAS (link)
A influência do 'Boom Latino-Americano' no pensamento político português (1960-1970)
Nancy Gomes, Observatório de Relações Exteriores – OBSERVARE

4 JUL | 11:30 - Sala E
> Tema - 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes
PROMOÇÃO DE INSTITUIÇÕES MAIS EFICAZES, RESPONSÁVEIS E INCLUSIVAS (link)
A influência das mudanças de governo na Argentina e no Brasil na integração regional (Mercosul)
Filipe Vasconcelos Romão, Observatório de Relações Exteriores - OBSERVARE

4 JUL | 14:00 - Sala D
>  Tema - 17 - Parcerias Para a Implementação dos Objetivos
MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS (link)
Laboratório de Imagem Externa de Portugal
Luísa Godinho, Observatório de Relações Exteriores - OBSERVARE

 

A conferência é de acesso livre mas necessita de registo neste link.

 


 

conf-roma-0
conf-roma-4
conf-roma-3
conf-roma-1
conf-roma-2

O OBSERVARE foi parceiro do CEMAS da Sapienza de Roma, do CEVIPOF da SciencePo e do LinX da Ecole Polytechnique Paris na conferência internacional “Nationalism and the Market” que teve lugar na Sapienza-Universitá di Roma nos dias 21 e 22 de junho de 2018. Pelo OBSERVARE participaram nesta conferência os professores Luis Tomé e Filipe Vasconcelos Romão.

 


 

CONFERÊNCIAS ENTRE ABRIL E JUNHO DE 2018:

 

  • 4 de junho, 18h30

Conferência “Political Islam in Europe” pelo Dr. Ramy Aziz (auditório Feira do Livro de Lisboa, em parceria com o ISCPSI);

  • 1 de junho, 09h30-18h00

Conferência internacional “Segurança Euro-Mediterrânica”, organizada pelo OBSERVARE-UAL em parceria com o CEMAS de La Sapienza-Università di Roma

  • 30 de maio, 20h30

Conferência “Turkey and Russia in the new geopolitical context of Eurasia” pelo Prof. Huseyin Bagci (METU, Turkey)

  • 29 de maio, 18h00-20h00, Auditório 1

Conferência "Talento 4.0 - Gerir pessoas e equipas na era pós-industrial" com o Prof. João Paulo Feijoo

  • 28 de maio, 18h30, , Auditório 1

Aula aberta "Do Haiti ao Rio de Janeiro. As forças Armadas entre a segurança pública e a segurança internacional" pelo Prof. reginaldo Nasser, PUC – São Paulo

  • 17 e 18 de maio, 18h30

Cátedra Fernand Braudel com o Prof. Rafael Calduch Cervera

  • 16 de maio, 18h30

Aula aberta “Estratégia e relações da NATO no espaço pós-soviético” pelo Major General Carlos Branco

  • 10 de maio, 18h30-20h, Sala 29

Aula aberta "Desmistificando conceitos. Uma reflexão em torno da condição da mulher angolana" pela Prof. Doutora Ermelinda Liberato. Universidade Agostinho Neto, Angola. [http:dx.doi.org/10.1590/1806-9584-2016v24n3p997]

  • 8 de maio, 18h30

Conferência “A intervenção do Exército Federal Brasileiro no Rio de Janeiro” com o Coronel Fernando Montenegro

  • 7 de maio, 18h30

Conferência internacional “North Korea - perspectives and latest developments” com Mark Beeson, Luis Tomé, Miguel Santos Neves, Luís Valença Pinto e Leonídio Ferreira

  • 4 de maio, 18h30

Conferência “BREXIT: uma visão dos antípodas” pelo Prof. Mark Beeson (The University of Western Australia)

  • 30 de abril, 18h30

Aula aberta “Nova Rota da Seda Chinesa” com o Doutor Paulo Duarte

  • 18 de abril, 18h30

Aula aberta “O Putinismo na Rússia” com a Doutora Helena Rego

  • 16 de abril, 18h30

Aula aberta “Eurasia: uno spazio identitario della geopolitica contemporânea” com o Prof. Andrea Cartneny (La Sapienza Universitá di Roma)

  • 13 de abril, 09h-13h

Workshop "Ferramentas digitais no mundo académico”

  • 10 de abril, 18h30

Conferência “Terrorismo e Anti-terrorismo”

 


 

01jun2018 conf seguranca euro mediterranica

 


 

30mai2018 aula aberta turkey russia new geopol eurasia

  


 

noticia conf talento


 

Noticia Haiti RiodeJaneiro

  


 

conferencia exercito brasil

 


 

conferencia coreiadonorte

 


 

conferencia brexit  

 


 

 Noticia Catalunha FVR

O evento "Espanha e Catalunha: o choque entre legalidade e política", do Dr. Filipe Vasconcelos Romão, teve lugar na quinta-feira, 12 de abril de 2018 e foi a segunda conferência do ciclo organizada pelo Departamento de Estudos Internacionais da Faculdade de Administração e Ciências Sociais da Universidade ORT Uruguai.

 


 

10abr2018 conferencia terrorismo contraterrorismo vp 

 


 

20180321114920
20180322175347
IMG-20180324-WA0003
IMG-20180322-WA0006
IMG-20180324-WA0001

O Prof. Doutor Luís Tomé, Coordenador Científico do OBSERVARE, esteve em Roma a convite de La Sapienza-Università di Roma e do CEMAS (Centro di Ricerca Cooperazione con l’Eurasia, il Mediterraneo  e l’Africa Sub-Sahariana), tendo proferido as seguintes conferências:

20 Março, La Sapienza-Università di Roma: “The changing patterns of International Relations in the last Century”.

21 Março, Link Campus University: “Democracy and Authoritarianism in Asia”.

22 Março, La Sapienza-Università di Roma: “The «South flank» and the «East flank» of the European Security”.

23 Março, La Sapienza-Università di Roma: “Democratization and Geopolitics in the South Caucasus”.

24 March, Societá Geografica Italiana: “Russian Perspective on Post-Soviet Space and on "extra-regional actors"».

O Prof. Luís Tomé reuniu também com o Presidente da Link Campus University, Prof. Vincenzo Scotti (antigo Ministro da Cultura, Ministro do Interior e Ministro dos Negócios Estrangeiros de vários Governos Italianos), de onde resultou um novo Acordo de Cooperação entre a UAL e aquela prestigiada universidade privada italiana.

De recordar que La Sapienza-Università di Roma é uma das universidades estrangeiras parceiras no Doutoramento em Relações Internacionais: Geopolítica e Geoeconomia da UAL e que uma vasta equipa de professores/investigadores La Sapienza di Roma e do CEMAS são investigadores associados ao projecto de investigação OBSERVARE “Segurança Euro-Mediterrânica”.

 


 

20180110172003web
20180110171528web
20180110170813web
No dia 10 de janeiro de 2018, na Sala dos Actos da UAL, foi assinado o Protocolo entre a UAL e o Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI) visando, designadamente, a colaboração entre o OBSERVARE da UAL e o Centro de Investigação do ISCPSI (ICPOL), ficando assim expressamente prevista: a colaboração e prestação de serviços no âmbito de projetos de investigação, de desenvolvimento tecnológico e de apoio à comunidade; a criação de uma linha de investigação conjunta sobre a “Dimensão Externa da Segurança Interna”; a reserva de duas vagas anuais para o Programa de Doutoramento em Relações Internacionais: Geopolítica e Geoeconomia da UAL para candidatos institucionais indicados pelo ISCPSI, em condições aplicáveis aos docentes da UAL e investigadores OBSERVARE; a realização de cursos de formação conjuntos; mobilidade de docentes; co-edições; e divulgação e promoção das instituições e de eventos por estas organizadas.

 

 
Em nome da UAL assinaram este Protocolo o Reitor, Prof. Doutor José Amado da Silva e o Presidente do Conselho de Administração da CEU, Dr. Lencastre Bernardo; em representação do ISCPSI assinou o seu Diretor, Superintendente-Chefe Pedro Clemente. Entre outros, estiverem presentes nesta cerimónia o Diretor e o Coordenador Científico do OBSERVARE, respectivamente Profs. Doutores Luís Moita e Luis Tomé, o Diretor Nacional Adjunto da PSP, Superintendente-Chefe José Ferreira de Oliveira e o Diretor do ICPOL-ISCPSI, Subintendente Nuno Poiares.

 

 


ACTIVIDADES ANTERIORES


 

Doutoramento em Relações Internacionais: Geopolítica e Geoeconomia

 

Mestrado em Estudos da Paz e da Guerra nas Novas Relações Internacionais

 

Mestrado em Relações Internacionais

hotlink_Anuario
 

hotlink_eJournal