JORGE DE SÁ

 

Doutor em Gestão (especialidade de Marketing) no ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa, com uma tese intitulada “Abstenção Eleitoral em Portugal – A Análise da Abstenção e Potencialidades da Comunicação de Proximidade para a Mobilização Eleitoral”, em 2009 (aprovada por unanimidade do júri com nota máxima, distinção e louvor – Summa Cum Laude).

Mestre em Gestão do Desenvolvimento e Cooperação Internacional na Universidade Moderna de Lisboa, com uma tese intitulada “A Televisão e os Meios de Comunicação de Massa: Globalização e Sociedade”- uma visão aplicada do marketing -, em 1998, com 18 valores (em 20). Licenciado em Sociologia pelas Universidades Portuguesas em 1978, equivalência com 18 valores (em 20).

Licenciado em "Sciences Sociales” (opção: “Pays Développés") na Universidade Livre de Bruxelas (ULB) com 18 valores (em 20) e com uma tese de licenciatura denominada “Enquête catégorielle: Vision de la Modernisation”, em 1974.

Frequência do 1º e do 2º ano de Engenharia (electrotécnica) no IST (Univ. Técnica de Lisboa) e na FCL (Univ. Clássica de Lisboa), respectivamente em 1968/69 e 1969/70. Início e conclusão no Liceu D. João de Castro (Lisboa) do ensino secundário em 1968, com 16 valores (em 20). Início e conclusão do ensino primário na Escola Primária de Cortegaça (Ovar).

 

 

ATIVIDADES PROFISSIONAIS UNIVERSITÁRIAS

Atividade docente

Professor do ISCSP (Universidade Técnica de Lisboa)

Professor Associado convidado da Universidade Autónoma de Lisboa

Coordenador científico e professor da Pós-Graduação em Economia Social do ISCSP, desde 2013.

Professor visitante da UNITAU (Universidade de Taubaté – São Paulo, Brasil)

Professor da disciplina de Marketing Político da Pós-Graduação em “Comunicação e Marketing Político” do ISCSP, desde 2005.

 

INVESTIGAÇÃO

Investigador integrado no OBSERVARE, desde janeiro 2018.

Investigador integrado no Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade Técnica de Lisboa (UTL), entre 2010 e 2017.

Investigador “colaborador” do Laboratório de Ideias sobre a Inovação Social nos domínios financeiro, tributário, da segurança social e da economia social, pertencente ao CEDIS - Centro de Investigação & Desenvolvimento em Direito e Sociedade da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, desde 2015.

Investigador e membro do Conselho Científico do “International Center of Research and Information on the Public, Social and Cooperative Economy”, Université de Liège (Belgica), desde 2008.

Investigador do CEEPS – Centro de Estudos em Economia Pública e Social, Lisboa, desde 2003.

 

OUTRAS ACTIVIDADES

Vicepresidente da Associação Portuguesa de Mutualidades – Rede MUT em representação da Associação Mutualista Montepio Geral, desde 2017.

Membro efetivo eleito do Conselho Geral da Associação Mutualista Montepio Geral (primeira mutualidade portuguesa com cerca de 650 mil associados), desde 2015.

Membro do Conselho de Orientação do IPSE – Instituto da Proteção Social Europeia, desde 2015.

Adido Académico da UNITAU – Universidade de Taubaté (São Paulo – Brasil) com funções de representação internacional desta universidade pública na União Europeia e nos países africanos de expressão lusófona, desde 2015.

Vice-Presidente do CIRIEC Internacional, eleito na Assembleia Geral Mundial de Reims, 2016 a 2018.

Membro individual (enquanto "personalidade de reconhecido mérito e experiência no sector da economia social") do CNES – Conselho Nacional para a Economia Social, sob a presidência do Primeiro-Ministro de Portugal, Lisboa, desde 2012.

hotlink_Anuario
 

hotlink_eJournal