VITOR TOMÉ

Vitor Manuel Nabais Tomé, jornalista (CP1524A), é pos-doutorado em Ciências da Comunicação (2012-2018, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia) tendo desenvolvido a investigação em parceria com a Universidade do Algarve, Clemi-Paris (França) e a Universidade Católica de Milão (Itália).


Actualmente lecciona na Universidade Autonoma de Lisboa e trabalha, como investigador, em vários projectos de investigação nacionais e internacionais como: "Digital Citizenship Education" (Conselho da Europa – Grupo de peritos), Ação COST IS1410- "The Digital Literacy and Multimodal Practices of Young Children" (Digilitey), e "Digital Citizenship Education for Democratic Participation" (FCT/Universidade do Algarve).


Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa (2008), foi bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia durante toda a investigação desenvolvida.


Foi professor convidado no Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), na Universidade Nova de Lisboa (UNL) e na Universidade do Algarve. Exerceu ainda funções docentes no exterior, designadamente na Pontifícia Universidade Católica no Rio, Brasil (2013) e na Universidade Hosei em Tóquio, Japão (2009).


É autor de 10 artigos em revistas científicas, 30 conferências, quinze capítulos de livros, cinco livros e três aplicações de software, e orientou nove dissertações de mestrado desde 2011 (UNL, IPCB e Universidade da Beira Interior).


Em 2010 recebeu o prémio World Young Readers - Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias.

 

PUBLICAÇÕES RECENTES


Livros

- De Abreu, B. & Tomé, V. (2017). Mobile Learning through Digital Media Literacy. New York: Peter Lang.

- Frau-Meigs, D., O'Neill, B., Soriani, A. & Tomé, V. (2017). Digital Citizenship Education: Overview and new perspectives. Strasbourg: Council of Europe.


Artigos científicos

- Tomé, V. & De Abreu, B. 2016. “Developing digital citizenship in children aged from 3 to 9: a pilot project in the Portuguese region of Odivelas”. Special Issue of the Journal Media Education: Studi, Ricerche, Buone Pratiche. 7, 2, 215-233. doi: 10.14605/MED721604

- Tomé. Vitor. 2016. “Cidadania na era digital: um projeto-piloto de formação de crianças dos 3 aos 9 anos em contexto formal e informal de aprendizagem”. Revista Educação e Cultura Contemporânea, 13, 31, 372-403.

- Tomé, Vitor. 2016. “Media education in Portuguese curricula”. The Journal of Media Literacy, 63, 1-2, 42-49.


Capítulos de livros

- Tomé, V. (2018). Assessing Media Literacy in Teacher Education. In Melda N. Yildiz, Steven S. Funk & Belinha S. De Abreu (Eds.), Promoting Global Competencies Through Media Literacy (pp. 1-18). Hershey (PA): IGI Global.

- Tomé, V. (2017). O jornalismo pós-Snowden em contextos de aceleração social. In A. Moreira, E. Araújo & H. Sousa (Eds.), Comunicação e Política: tempos, contextos e desafios (pp. 291-311). Braga: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade.

- Tomé, V. (2017). Online social networks use by youngsters, teachers and parents: perceptions of risk and opportunities. In Belinha De Abreu, Paul Mihailidis, Alice Lee, Jad Melki & Julian McDougall (Eds.), pp. 127-143, The International Handbook of Media Literacy Education. New York: Routledge.

 

 

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