Linhas de investigação
A) Estudos de Segurança, da Paz e da Guerra
- “European Defense and the Defense of Europe”, em parceria com o Instituto de Defesa Nacional (IDN) ao abrigo de protocolo formal;
- “Desafios dos ‘Regimes Complexos’ de Segurança em África”, em parceria com o IDN e com a Universidade Wits da África do Sul.
- “Euro-Mediterranean Security” (em parceria com La Sapienza-Universitá di Roma, Universidade Complutense de Madrid e Middle East Techical University da Turquia), centrado nos problemas que afectam o “Flanco Sul” da Segurança Europeia.
- “Dinâmicas Geopolíticas e Geoestratégicas na Ásia-Pacífico”, em parceria com o IDN e envolvendo investigadores europeus e asiáticos,
- “Gestão e resolução de conflictos”, segunda fase do projecto que irá aplicar os modelos teóricos identificados a casos específicos.
- “Dimensão externa da segurança interna”, em parceria com o Centro de Investigação do Instituto Superior de Ciências Policiais e de Segurança Interna.
B) Espaços Económicos e Gestão de Recursos
- Um estudo multidisciplinar com o título “Alterações climáticas: Direito Internacional e Justiça Ambiental”, com forte vertente jurídica mas integrando outras dimensões científicas, valorizando sobretudo os aspectos sociais.
- “A Nova Rota da Seda chinesa: desafios e oportunidades para a UE”, em parceria com o Instituto Internacional de Macau e envolvendo especialistas europeus e chineses.
- “Relações económicas transatlânticas no contexto da perda de centralidade do Atlântico”, envolvendo investigadores europeus e norte-americanos.
- “Redes ecológicas europeias e áreas protegidas portuguesas: avaliação de impactos”.
- “O ‘Flanco Sul’ na diversificação energética da Europa”.
- “Papel das organizações da Economia Social Solidária na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, em parceria com o CIRIEC Internacional.
C) Povos e Estados: construções e interacções
- “Sociedades Mediáticas de Língua Portuguesa”, em parceria com instituições de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal.
- “Estrutura diplomática portuguesa”, com o apoio operacional do Ministério dos Negócios Estrangeiros, um estudo com vista a analisar o instrumento diplomático tanto na sua estrutura como nos seus procedimentos.
- “Cidades e Regiões: a paradiplomacia em Portugal” que já produziu “A internacionalização de Lisboa: paradiplomacia de uma cidade”, está preparada a análise do processo de internacionalização da cidade do Porto, da região Norte do país na sua ligação à Galiza, bem como de algumas “eurocidades” de vários pontos da fronteira luso-espanhola.
- “A influência das alterações políticas na Argentina e no Brasil na integração regional (Mercosul)”.
- “A influência do 'Boom Latino-Americano' no pensamento político português”, em parceria com a Universidade Fernando Pessoa, o Núcleo de Estudos Latino-americanos e a Biblioteca Carlos Fuentes.
- “Lusofonia no contexto da reemergência do Atlântico Sul”.
- “A Europa no contexto global das migrações” com apoio de instituições europeias e envolvendo investigadores europeus.
- “Laboratório de Imagem Externa de Portugal”, com base em software que permite a análise sistemática de metadados, de modo a obter a percepção da projecção do país no exterior, tanto com base quantitativa como qualitativa.
- “Dimensões ideológicas e as formações partidárias”.
- "Da satisfação dos eleitores à eleição dos recandidatos – casos autárquicos de Portugal e do Brasil”.