Prémios OBSERVARE

 

O OBSERVARE decidiu instituir um prémio destinado a homenagear pessoas individuais ou colectivas que sejam exemplos inspiradores, seja pelos contributos intelectuais, seja pela acção dirigida à solidariedade entre os povos ou à resolução pacífica dos conflitos. É uma iniciativa que visa abrir a prática universitária aos movimentos positivos que percorrem o nosso mundo e complementar o estudo científico com o exercício da cidadania cosmopolita.

O prémio consiste numa pequena escultura inspirada no logótipo do OBSERVARE: uma representação que evoca os zigurates da antiga Mesopotâmia, em forma de pirâmide, lugares de culto e também de observação de vastos espaços. O autor dessa obra escultórica é o Arquitecto João Pancada Correia, dirigente da UAL, portador de uma longa tradição de intervenções artísticas.

Na sua reunião plenária de 5 de Junho de 2014, os investigadores da área das Relações Internacionais deliberaram atribuir pela primeira vez o prémio OBSERVARE, por ocasião do II Congresso, à Organização Internacional do Trabalho e ao Professor Mariano Aguirre. A entrega dos prémios teve lugar no final do jantar oferecido pela UAL a todos os congressistas, no dia 2 de Julho de 2014.

 

Em 2017, por ocasião do III congresso, os prémios OBSERVARE foram atribuídos ao Conselho Português para os Refugiados, que há 25 anos apoia os requerentes de asilo em Portugal, e à Dr.ª Catarina Albuquerque, que se distinguiu internacionalmente pelo reconhecimento do acesso à água potável e ao saneamento básico como direitos humanos fundamentais.

 

 

hotlink_Anuario
 

hotlink_eJournal